Wednesday, March 22, 2017

The Who ::: Face Dances



O The Who aproveitou diretamente o ótimo ainda que bizarro nome em dois trabalhos: Who's next e Who are you (The Who Sell Out e The Who by Numbers são um pouco diferente) : ambos perguntas porém sem o ponto de interrogação, de modo a melhor criar estranheza.

Who's Next, marco da discografia, vinha após período de exaustão com o Tommy. Por melhor que tenha sido, por mais que os tenha conduzido ao estrelato, por mais que tenha, enfim, tirado a banda do vermelho, depois de tantos palcos e instrumentos destruídos, era hora de olhar para frente e seguir: Who's next?, com a ótima ambiguidade: este é o próximo do The Who, pelo qual tanto se perguntou.

O título, no entanto, caberia também muito bem, talvez ainda melhor, no disco que se seguiu à morte de Keith Moon. A banda que tanto brigava entre si, inclusive fisicamente, fechou 15 anos juntos sem uma única mudança no line-up. Agora era inevitável. Era substituir o insubstituível ou pendurar a guitarra.

O disco, que não se chamou Who's Next 2, é o Face Dances (1981), título também apropriado e otimamente ilustrado na ótima capa: cumpria dar um sacode, cortar os cachos do Roger e adentrar os anos 80. Isso para uma banda nascida nos 60 e que atravessara espetacularmente os 70. Para a maioria da crítica e fãs, um disco fraco. Digo que fica, no mínimo, ao lado do By Numbers e acima do Who Are You.

A joia da coroa aqui é "You better you bet", nascida clássica, mas a que melhor ilustra a tese de que eles entravam de cabeça nos anos 80 (péssimo para o progressivo, mas cheio de coisas maravilhosas) é "Did you steal my money?". Para quem ouvir : se isso não parece The Police, em especial "King of Pain". (Er, só que a música do Police só viria à luz dois anos depois. Ou seja, a banda que tanto influenciara, das poucas respeitadas pelos punks, já adentrava os 80 criando outras infindas influências...)

PS: Eduardo Pereira, fera que tem inclusive uma banda cover do Police, a Badcops, lembrou de "Spirits in the Material World". Não duvido.




No comments: