Wednesday, March 01, 2017

Ferrugem, de Marcelo Moutinho, parte II


Continuação desta postagem aqui.

Viúva é modo de dizer. Ele é viúva porque o Bangu perdeu a final do Campeonato Brasileiro pro Coritiba em pleno Maracanã. As torcidas dos times do Rio, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, estavam todas lá, juntas, dando apoio ao Bangu. Foi um chororô danado. -- O Bangu perdeu? -- Empatou, aí o jogo foi para os pênaltis e deu tudo errado.


Bia não saía muito de Madureira. De casa para a escola, que ficava em Piedade, ali bem perto, da escola para casa. Sempre de ônibus. Quando queria visitar os amigos, ia a pé. Todos viviam pelos arredores.



A camisa azul, azul-celeste, somava mais uma cor ao plano. Durante a corrida, as pisadas são firmes, chegam a levantar terra. O jogador invade a grande área pela direita, firma o pé de apoio, arma o chute, bate rasteiro. A bola dá um, dois quiques. Então o salto arrojado do goleiro, que se estica e a desvia, com as pontas dos dedos, na direção da linda de fundo. A cena estava na memória, Bia já tinha visto em filmes, na internet. Conhecia de cor. Mas não com o final que se desenhou.



Paulo morava na Rua Uruguai, 192, entre a Carvalho Alvim e a Barão de Mesquita. Noventa e dois é urso, repetia sempre. Trabalhava como gerente de um restaurante na Tijuca.



Trabalhar lá me fazia bem. Quando de manhã cedo pegava no serviço e via as colossais paredes de pedra, os janelões demarcados em branco sobre a murada cinza, a chaminé da fábrica de tecidos que funcionou ali muitos anos antes do supermercado, me dava uma sensação boa, de firmeza, solidez. A impressão de que, embora diferentes, algumas coisas continuam. Como aquela chaminé cor de ferrugem há tanto tempo desativada. A gente consegue enxergar o bairro todo.



Se eu quero ir pescar com a galera na Perimetral, tenho que fazer escondido. Porque basta ele desconfiar que fofoca para o meu pai, que vai me chamar e dizer que o viaduto é perigoso, que eu posso cair lá de cima e que peixe de água poluída não presta.

No comments: