Tuesday, March 07, 2017

Autismo : A Solução para a Crise Econômica Internacional



Já há um tempo que dizem que vivemos crise econômica sem precedentes, até uma presidenta democraticamente eleita sofreu um golpe por causa dela, embora alegassem uma corrupção que nunca foi provada (Já a corrupção dos golpistas...).

Dizem. Quando vou procurar aula de natação para o Dante, no entanto, todas as turmas estão sempre cheias e já não há espaço para aulas individuais. As crianças saem pelo ladrão, filas se formam desde a madrugada numa luta sangrenta por senhas. O Grajaú inteiro quer aulas de natação, pais e filhos, e já chegam crianças do Engenho Novo e do Andaraí, por favor, acionem a Polícia.

Curioso que, quando pegamos esses jornais de bairro, eles estão abarrotados de propagandas de escolas, incluindo as de natação, fazendo a alegria desta mídia agonizante -- o jornal. Mas isso é outra coisa, nas escolas de natação não há vagas, sentimos muito, embora sequer liguem para nos comunicar. Por detrás de tudo, o espectro do autismo. Com escolas que não oferecem apenas natação, a mesma coisa. Grumete, Voo Livre, Companhia de Maria, a famigerada Bia Rizzo : são classes abarrotadas de petizes (neurotípicos!), já não há vagas para o seu filho, nós sentimos muito.

Irão me criticar, mesmo pessoas inteligentes que admiro / amo, dizendo que eu devia é brigar, citarão o artigo 8o da Lei 7.853/89, com o reforço do Estatuto da Pessoa com Deficiência, e a Lei Berenice Piana, a primeira específica no Brasil acerca de autismo. Está certo. Mas embora me tenham por brigão, às vezes não passo de um frouxo. Um frouxo que briga, a seu modo. Ontem, a secretária da Espaço Vida já não tinha palavras para se desculpar, se bem que tudo que ela queria é que eu (o pai maluco) fosse embora, o que fiz, esbarrando na legião (centenas? milhares?) de crianças que não paravam de chegar.

Dizem que eu devia é brigar. Mas eu não queria, ainda, começar uma relação, por profissional que seja, esfregando uma lei na cara da instituição, muito menos na cara do / da professor(a), de quem sempre espero que a relação -- a dele / dela com o Dante -- seja mais do que profissional.

Talvez chegue o dia. Depois da exaustão.


1 comment:

Susana Rodrigues said...

Só para dizer, caro Evandro, que compreendo a sua atitude. Eu acho que no seu lugar faria o mesmo, não brigava.
Espero que encontre depressa a ou o professora/o de natação para o Dante, aposto que ela/ele existe.