Sunday, December 11, 2016

Por Dentro e por Fora, Menino :: Exposição I

"Nada fui senão menino / Por dentro e por fora, menino" :: Alberto da Costa e Silva :: Juazeiro do Norte - CE


Em 1994 fiz uma exposição de fotos nos Pilotis da PUC chamada "Por dentro e por fora, menino", nome retirado de um poema do Alberto da Costa e Silva. A ideia, aliás, era unir as imagens -- no caso aqui crianças do Brasil profundo em fotos tiradas de 1987 a 1994 -- a trechos de poemas.

Se o Brasil não era o Rio nem São Paulo, os poemas não eram nem Drummond, nem Bandeira nem Cecília, mas Audálio Alves, Carlos Nejar, Paulo Mendes Campos, dentre outros. Entrou alguma prosa também, mas sempre poesia.

As fotos ficaram expostas sem muita proteção. Uma delas foi roubada. Para minha grande admiração. Digo, consternação.

Meu pai sempre teve predileção pela foto de Mariana, predileção que compartilho. É das fotos mais antigas, de 87. Antes, bem antes, da tragédia. A de Biribiri também é de 87 e um pouco mais antiga: é de julho de 87. Ou seja, 7 de 87. Eu, que pouco me importo para numerologias e afins, voltei a Biribiri 7 meses e 7 anos depois em busca daquelas crianças. Estavam quase tal qual eu as deixara.

Esta é a parte I.

"Lembro um menino repetindo as tardes naquele quintal" :: Manoel de Barros >> Cavalcante-Go

"Um menino que salta do poente / e bebe toda a luz que ao sol desce" :: Audálio Alves :: Juazeiro do Norte-CE

"Mas fazer de conta era tudo que eu sabia fazer :: Bartolomeu Campos Queirós :: Pindoretame - CE

"Será que todo mundo tinha nascido criança na vida?" : Bernardo Élis : Pindoretama-CE
 
"Tudo é ritmo na infância, tudo é riso, / Quando pode ser onde, onde é quando" :: Paulo Mendes Campos : Biribiri-MG

"Eu brincava na rua, procurando o além dos olhos" :: Bartolomeu Campos Queirós :: Mariana-MG

"A verdade / É que as meninas sabem mais do que sabem" :: Mário Quintana : Pindoretama-CE

"Mas a criança é quem nos vê mais longe" :: Carlos Nejar :: Tabuleiro-MG


"Atrás da irreparável espessura, corre uma infância" :: Abgar Renault :: Lobo Leite-MG

No comments: