Saturday, December 10, 2016

Mate os Velhos Vagabundos Remunerados


 Em 1729, Swift, aquele do Gulliver, escreveu "A Modest Proposal", cujo título completo em todo seu esplendor barroquista é A Modest Proposal: For Preventing the Children of Poor People in Ireland from Being a Burden to Their Parents or Country, and for Making Them Beneficial to the Publick, que em bom português, aproveitando tradução já feita, fica Uma Proposta Modesta : Para impedir que os filhos dos pobres da Irlanda sejam um fardo para os seus progenitores ou para o país, e para torná-los proveitosos ao interesse público.

A proposta é, de fato, simples: irlandeses pobres e famintos deveriam vender seus filhos para que os ricos os comessem.

Vários coelhos com uma caixa d'água só: os pobres ficariam livres dos pirralhos, fonte de gastos, e ainda ganhariam caraminguás para comprar nabos. Os ricos continuariam ricos. E um pouco mais gordos.

Duzentos e quarenta e nove anos depois os Dead Kennedys sintetizam Swift em três palavras na canção "Kill the poor". Punks, bem o sabemos, nunca foram de muita barroquice.

E agora, passados trinta e oito anos do lançamento da canção e duzentos e oitenta e sete da proposta, nosso governo golpista e covarde, sem a inteligência de um Jello Biafra ou Swift, e seguramente sem a menor abertura para diálogos, sintetiza tudo com a reforma da previdência. Não causa espécie que seu mentor atenda por Marcelo Caetano, nome de ditador, sem tirar nem pôr.


No comments: