Friday, December 16, 2016

Cartas a um Jovem Poeta Presente

Palacete do Ingá


No fim deste ano presenteei uma aluna querida, sensível sensível como ela só, com Cartas a um Jovem Poeta, do Rilke. Achei cabia. Procurei na Estante edição que tivesse apenas as cartas, mas só achei com poemas também. Na dedicatória escrevi: "Pula pras cartas!".

Nada contra os poemas do Raine, claro. É que o presente que eu queria dar eram as cartas, simples assim.

Dias depois ela me mandou mensagem : "Evandro, terminei o livro! de todos os que eu li, acho que esse foi o que mais me tocou e marcou (e o que eu mais marquei com o lápis). Senti como se o Rilke estivesse falando diretamente comigo! Muito obrigada!"

Respondi em duas mensagens : "Acho que o Rilke estava mesmo" "Falando diretamente contigo!" *( + carinha piscando)

Acho que assim Rilke, ela, eu ganhamos um pedaço de Natal antecipado e o bom é assim, que a noite mesma do peru às vezes nem é lá essas coisas.

Tenho uma edição de 1956 das Elegias de Duíno, traduzidas pela Dora Ferreira da Silva. Dedicada a Fernando Goes.

Quem mostra uma criança tal como é? Quem a 
situa na constelação com a melodia da distância
em suas mãos?

< quarta elegia >



1 comment:

Graziela Albuquerque said...

Gostaria de postar um comentário aqui, mas não encontro as palavras.
Acabo de perceber que a retórica não é uma habilidade que me cabe.