Saturday, May 21, 2016

Painel Azulejar de São Lourenço



Pela primeira vez, eu que tenho percorrido as platibandas da cidade, encontro um pequeno painel azulejar de santinho dedicado a... São Lourenço. Na Rua Barão, no que chamam de Praça Seca, no grande bairro de Jacarepaguá.

Há mesmo inscrição S. Laurentius, mas digo-o sem jactâncias que a dispensei, posto que aprendi a reconhecer os santos pelos seus atributos, e o do Lourenço de Huesca é a sua grelha, nesse estranho costume católico de identificar o martirizado com o instrumento do seu martírio (não é assim com a cruz?). Esta grelha conheço-a bem, porque, afinal, morei muitos anos em cidade com duas igrejas dedicadas a ele (aqui). 

Dizem que este espanhol do século III era bem-humorado. Enquanto estava sendo queimado vivo, disse "Podem me virar agora, pois este lado já está bem assado", o que me lembra um dos acusados de feitiçaria de Salem, Giles Corey, sendo martirizado sob o peso de uma pedra e pedindo "More wight!"

Pequeno painel um pouco maior que os habituais: nove azulejos aqui. Singela moldura da mesma pedra que recobre toda a casa. Sem assinatura. Lícito supor que seja do Igrejas.

2 comments:

Ivo Korytowski said...

Vivendo e aprendendo: eu não sabia distinguir o São Lourenço. Quanto à São Lourenço dos Índios, está na minha lista de futuras visitas. Outra coisa: não deixe de colocar um mecanismo de busca no seu blog pra gente achar as coisas, por exemplo, como achar agora de novo aquela linda escadaria da Igreja de Santa Edwiges que só descobri graças ao seu blog?

Papel de Roça said...

Você é 10 Ivo Korytowski! Sou preguiçosa, mas devia comentar sempre aqui, direto no blog. Mais uma vez - Obrigada pelo seu lindo garimpo Evandro.
Sheila Castello