Friday, May 27, 2016

Lindo Painel Azulejar em Vila Valqueire



Uma grande casa em Vila Valqueire que, se não chega a ser linda, arrebatou-me por ter não um ou dois, mas quatro grandes painéis azulejares. Quem descobriu foi o Rixa. Até há pouco foi curso de inglês e informática, hoje fechada. Pior assim: fosse ainda curso eu inventava interesses, ia entrando, perguntando, registrando tudo. Do jeito que está, os painéis ali, tantálicos. Depois de alguma hesitação e pesquisa, o pequeno misdemeanour: pulo ligeiro o muro baixinho e fotografo, ao menos, o painel do térreo. Crime passional. Saio contentíssimo, agarro o velho vendedor de bananadas do sinal e arrebato-lhe todo o estoque, ele de olhos esbugalhados.


Um grande painel de 180 peças, com moldura de gesso, na incomum cor ocre, a retratar a Fortaleza de Cabo Frio. Assina-o e data-o Filippo Bosi (parente do Alfredo?), em 1950. Ou seja, quase 70 anos e os carros passando para lá e para cá, como se nada. Valeu ou não a aventura (e as 27 bananadas)?


Não sei tinha alguma coisa na bananada, mas reparem como nas pedras distingue-se uma grande cabeça de javali, com dente e tudo.


Da mesma cor, estes daqui do Clube Monte Sinai, na Tijuca.







1 comment:

Ivo Korytowski said...

Você é um incansável pesquisador dos tesouros menos conhecidos de nossa vasta e querida cidade...