Saturday, May 14, 2016

Dois Painéis Azulejares de Mourinho em Vila Isabel



Famosa por suas decorações de Copa do Mundo, a Rua Jorge Rudge, em Vila Isabel, acolhe a sede mundial (!) do Racionalismo Cristão. Fundado em 1956, o prédio é um tanto abrutalhado, lembrando as colossais construções faraônicas do Rei Leopoldo em Bruxelas. Faz parte do, digamos, 'complexo' o imenso chalezão ao lado, peculiar pelas suas dimensões, antiga residência do Marechal Zenóbio da Costa. Bem mais interessante. E, seguindo pela Rua do Marechal citado, descubro somente agora uma bela casa estilo neocolonial hispânico que também pertence ao Racionalismo.

Perto dos colossos, a mais simples. Também a mais bonita. E, no jardim, dois impagáveis painéis azulejares de António Mourinho. Um no tradicional azul e branco, outro policrômico. Em ambos o tema de sua preferência: a vida agrícola e paisagens das regiões campestres. O carro de bois, por exemplo, é do Douro, e vemos aqui preocupação quase etnográfica.

Mourinho trabalhou para a Fábrica Sacavém. O mercado de Vila de Franca de Xira e a estação de Mafra (sim, a cidade do convento de Blimunda e Baltazar) contém obras suas.

Vila Isabel também. Patrimônio histórico da Vila, patrimônio de todo o Rio.









Mercado de Vila Franca de Xira

Estação de Mafa

1 comment:

Ivo Korytowski said...

Racionalismo Cristão, nunca ouvi falar (conheço Christian Science, será a mesma coisa?)! Bonitas fotos!!! Parabéns pela descoberta.