Sunday, May 22, 2016

O Estilo Missões / Neocolonial Hispânico por aí

Alto da Boa Vista
POR ocasião das comemorações do centenário do Grajaú organizou-se um passeio pelo bairro com paradas em pontos arquitetônicos e históricos interessantes. Uma das paradas foi em uma pequena casa térrea na Mearim, quase esquina com a Itabaiana, apresentada como representante do estilo neocolonial hispânico ou Missões. Eu, que jamais ouvira falar de tal cousa, admirei a casa com muito interesse.

Apenas para, passado algum tempo, perceber que o Grajaú está cheio de representantes do estilo. Na verdade, a cidade inteira está, digo-o com a certeza de quem, com a ajuda inicial do Raul Félix de Sousa e Jorge Luís Stocker, aprendeu a reconhecê-lo. Raul reuniu algumas fotos no Panoramio aqui. Jorge tem um ótimo artigo sobre o Missões em seu blog aqui.

Criado nos Estados Unidos, o estilo é a tentativa de arquitetos do início do século XX em adequar seus trabalhos ao clima dos territórios tomados ao México. Ou seja, inspiraram-se em obras que espanhóis e mexicanos haviam realizado por lá. Acho importante adjetivar: "hispânico". Porque falar apenas "neocolonial" aqui no Brasil seria induzir ao erro de que o estilo seria uma tentativa de se reler o que fora realizado pelos portugueses. O que não é o caso, embora, claro, o estilo tenha adquirido por aqui feições próprias, o que é ótimo, porque cultura é isso: canabalizadora.

Embora se veja em construções do estilo o célebre pequeno painel de santinho, com quatro azulejos (escrevi aqui), este painel amiúde é geométrico apenas, e arrisco dizer que, ao menos entre nós, isto simbolizaria desejos / veleidades de uma classe média ansiosa por romper com o passado purtuguês, principalmente porque o estilo, em que pese o nome, chegou-nos via Estados Unidos e foi propagado via cinema e televisão. No pós-guerra, abraçar o estilo significava romper definitivamente com a influência lusa e, de quebra, com a francesa, que se tornara obsoleta. Ficou chique mascar chiclete. Mesmo em um bairro como o Grajaú, nascido em 1914, momento de grande simpatia pela França, o que explica um Largo do Verdun, uma Marechal Jofre.

No Rio grandes representantes do gênero são o Hospital Gafrée Guinle, na Tijuca, a sede do Botafogo e a belíssima sede do C.R. Vasco da Gama. Natural supor que, neste último caso, a construção tenha mesmo assimilado elementos do neocolonial luso, de vez que, afinal, estamos a falar do Vasco...

Raul encontrou no Grajaú, na Canavieiras, uma beldade que, para ele, seria porventura a mais digna representante do estilo. Admiro a casa e a conheço desde os tempos de eu menino, quando ali moravam dois colegas da natação.


E aí começamos nossa amigável (e implacável) competição amistosa. Pois encontrei no Alto da Boa Vista e na Praça Seca duas mocetonas que deixam a casa do Grajaú no chinelo. =)


Com perdão do Raul. E dos meus (literalmente) velhos colegas da natação.

Alto

da Boa Vista

Praça Seca (e as três seguintes)




Tijuca
Paquetá

Grajaú (até segunda ordem)



A da visita guiada

A beldade do Raul

Cascadura

Méier

1 comment:

Ivo Korytowski said...

Existe o neocolonial hispano-americano, ou Missões, e o neocolonial luso-brasileiro. que é o que temos em mente quando falamos "neocolonial" puramente, sem qualificativo. Cito agora um trecho do meu Guia da Cidade Maravilhosa: "A arquitetura neocolonial foi um estilo ligado ao movimento nacionalista dos anos 20 que reinterpretou o estilo colonial brasileiro à luz da modernidade, numa reação à arquitetura importada da Europa. Caracteriza-se por uma estilização do velho estilo colonial. O Museu Histórico Nacional, embora preserve partes da antiga Casa do Trem e Arsenal de Guerra, possui acréscimos neocoloniais. Outros prédios neocoloniais notáveis são o Instituto de Educação (Rua Mariz e Barros, 273 — Tijuca) e o Hospital Gaffrée e Guinle (Rua Mariz e Barros, 775 — Tijuca). Na arquitetura religiosa temos:
™™Igreja de Santa Maria Margarida (Rua Frei Solano, 23 — Lagoa).
™™Igreja de Nossa Senhora do Brasil (Av. Portugal, 772 — Urca — foto à direita).
™™Igreja de Nossa Senhora da Lampadosa (Av. Passos, 15 — Centro).
Além do estilo neocolonial luso-brasileiro a que nos referimos, esteve também em voga nos anos 20 e 30 um estilo neocolonial hispano-americano, conhecido como estilo Missões ou Mexicano, cujo principal exemplar no Rio é a sede do clube Botafogo na Av. Venceslau Brás, 72 (pertinho do Rio Sul)."