Sunday, May 15, 2016

O Barraco do João Gostoso



Lembram do João Gostoso? João Gostoso é personagem de "Poema tirado de uma notícia de jornal", do Manuel, um dos muitos do Manuel que sei de cor.

Acontece que, estando em Chicago em 1986, declamei-o para o meu então novo amigo Felipe Barroso, que achou impossível que o Bardo houvesse empregue a palavra "Gostoso", a seu ver muito moderna para a época. Eu, certo das minhas certezas e da modernidade do Manuel, firmei o pé. Mas como resolver a contenda? Não havia internet na época e o único livro de poesia que eu carregara para o exílio era o Reunião, do Drummond. Escrevi então carta para meu irmão explicando o caso e solicitando cópia xerox do poema.

Felipe e eu apostamos uma caixa de cerveja.

Meses depois, a resposta chegou. Acho que nunca recebi a caixa de cerveja, mas do ainda amigo cearense recebi nestes 30 anos bem mais que isso.

Então, para comemorar isso tudo, subi ontem o Babilônia com a Camila para localizar o barraco do João Gostoso.

Achei fácil.


POEMA TIRADO DE UMA NOTÍCIA DE JORNAL

João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na Lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.


Barraco do João Gostoso

No comments: