Tuesday, October 15, 2013

Tive mais professores ruins que bons. Ou 10, 12, 15!

Roger Waters na Apoteose em 2012


Tive mais professores ruins que bons. Uma quantidade de medianos, desinteressados. Nos EF e EM os desinteressados, principalmente se em escola particular, precisam disfarçar. Na universidade, principalmente se pública, não precisam disfarçar.

Fiz dois anos de Psicologia na UERJ. Que professores ficaram? Bastam-me os dedos de uma mão. Fiz quatro anos de Letras na PUC-Rio, quantos?

Os que ficaram, ficam para sempre. Esta é a vantagem. Os que não ficaram, os desinteressados, os cansados, os desiludidos, os amargurados, os francamente medíocres, os francamente canalhas que humilham os alunos, os francamente filhos-da-puta hoje são todos contra-exemplos a que eu, que trabalho com formação de professores, amiúde recorro.

Lembro-me do Júlio César, professor de Ciências do Colégio Marista São José, entrando na sala da 7a série E daquela manhã aos berros: "10, 12, 15! 10, 12, 15!" Que isso, o que queria o cara? Ele queria que os números (éramos números) 10, 12 e 15 fossem para o quadro-negro para que os outros números fizessem perguntas sobre a matéria! Assim do nada! Como ele não tinha preparado aula nenhuma, saiu-se com essa. E, ai de mim!, eu era o 12. 50 minutos de tortura. A única coisa que respondi é que citologia era o estudo das células. Para as outras perguntas não tive palavras porque, enfim, qual aluno que tem o hábito de """manter""" a matéria em dia assim quando nem os professores mantém seus afazeres em dia.

Enquanto eu agonizava no tablado, o professor querido tirava sarro fazendo piadinhas sobre nossas aparências. De preferência, claro, para as bonitinhas de quem ele amava apertar as bochechas.

Não escrevo isso amargurado, muito menos traumatizado. Lembro bem disso porque tenho boa memória e o seu número gritado assim no cristal da manhã não se esquece tão facilmente. Sei bem que tipo de gente é esse professor. Anos passaram, mudamos para melhor. Mas daí a achar que babaquices como essa do Sr. Júlio César não acontencem mais seria estar muito enebriado com a data de hoje.

3 comments:

Bruna Cupello said...

"Os que ficaram, ficam para sempre."
Pronto. Isso basta.

Você foi meu professor, tem sido meu formador, mas será eternamente um grande mestre para mim.

Parabéns e Obrigada, por tanto!

Ana said...

"Anoitecer, pernoitar, tresnoitar". Eu seu que voc~e guarda mais recordações boas que ruins do Prof. Policarpo. :) Feliz dia!

Graziela Albuquerque said...

Você é dos que ficam, sempre.