Tuesday, October 01, 2013

Holocausto Brasileiro em Barbacena



Leio o aterrorizante Holocausto Brasileiro (Genocídio: 60 Mil Mortos no Maior Hospício do Brasil), de Daniela Arbex.

É livro que se lê com os olhos rasos e o coração pesado.

Mas queria chamar a atenção para a nota da contracapa: 

"Durante décadas, milhares de pacientes foram internados à força, sem diagnóstico de doença mental, num enorme hospício na cidade de Barbacena, em Minas Gerais. Ali foram torturados, violentados e mortos sem que ninguém se importasse com seu destino. Eram apenas epilépticos, alcóolatras, homossexuais, prostitutas, meninas grávidas pelos patrões, mulheres confinadas pelos maridos, moças que haviam perdido a virgindade antes do casamento."

Essa violência absurda nos traz à mente filmes como Em Nome de Deus e livros como One flew over the cuckoo's nest (ou Um Estranho no Ninho, na ótima tradução para o português) e livros de não-ficção como As Boas Mulheres da China.

The horror the horror.

Mas o que gostaria de destacar na citação retirada da contracapa é a palavra "apenas". Ou seja, aqueles sujeitos eram apenas epilépticos ou tímidos ou estorvos no caminho de outros. Mas e se não fossem apenas isso? E se por acaso fossem realmente doentes mentais? Então.... merceriam o inferno de Barbacena? Nossa indignação não seria tão grande?

Tenho certeza não ser esta a posição de Daniela Arbex como tampouco a de quem escreveu a contracapa.

Mas é um lapsus linguae que incomoda.

No comments: