Friday, April 21, 2017

Uma História de Amor

Augusto Rodrigues, do livro


Imaginário a Dois, o livro de que falei na postagem anterior (aqui), é dividido em oito partes, ou sete partes e um recomeço. Cada parte é de um autor. Affonso Romano de Sant'Anna ficou com as ímpares: Poemas Amorosos, Poemas de Dor, Crônicas Poéticas, Poemas para Refletir. À Marina couberam as par(t)es: Contos de Amor Ferinos, Contos Fantásticos, Poéticas Crônicas, Estórias de Fadas.

Uma História de Amor, texto de 1974, é conto de amor ferino.


Ganhei a estola de peles viva. Como se traz para casa a galinha cacarejante com as patas amarradas, assim meu marido entrou com as duas martas. Em vão tentei enrodilhá-las no pescoço para ver como ficariam depois. Eram ariscas. Pude apenas constatar a boa qualidade do pelo, lustroso, farto, sem estragos. E trancá-las na gaiola.


Cevá-las, disse meu marido. Isso é preciso. Quero vê-las bem gordas nos teus ombros fartos.


Pregou as patinhas no fundo de madeira cuidando de não danificá-las. E começou a meter-lhes comida goela abaixo.


Comiam elas, comia eu. Quero te ver bem roliça, dizia, e me enchia de bombons. Uma luz acesa impedia o sono das martas. As noites de amor não me deixavam dormir. Engordávamos. As grades da gaiola já vincavam os dorsos. A cama fazia-se pequena. A primeira marta morreu. A outra ocupou-lhe o espaço. Comida era tudo o que víamos. O tempo servido em colheradas, arquejávamos. A segunda marta morreu. Então meu marido aproximou-se luminoso de paixão e, cuidando de não danificá-las pregou minhas mãos no fundo da cama.

No comments: