Wednesday, April 26, 2017

São Januário : Os Painéis Azulejares de Jorge Colaço



Para mim é uma honra poder fazer uma pequena retificação e um acréscimo ao que considero o site mais completo sobre azulejos de nossa cidade: o blog Azulejos Antigos no Rio de Janeiro, do artista plástico Fábio Carvalho. Em janeiro de 2013 ele fez postagem sobre a azulejaria do Estádio de São Januário, onde se lê: "Tanto a fachada, como áreas internas da Sede Social apresentam painéis de autoria do português Jorge Colaço" (que já citei aqui).

Bem, a retificação: as áreas internas, aquelas próximas às tribunas e à secretaria, apresentam azulejos não de Jorge Colaço, mas do meu querido Manoel Félix Igrejas, sobre quem muito bytes já foram gastos aqui no blog (aqui e aqui, por exemplo). Se os painéis de Igrejas vieram em substituição a obras de Colaço é para ser ainda investigado. De qualquer jeito, hipótese pouco provável, pois a localização interna protegeria do desgaste, e nem haveria tempo para tal, pois o intervalo entre a obra de Colaço e a de Igrejas é de apenas 50 anos. E, a propósito, a combinação Colaço-Igrejas traduz bem o que é o Vasco: refinado e popular.

O acréscimo: quando Fábio menciona que os azulejos da fachada são de Jorge Colaço, parece referir-se apenas ao frontão e ao painel de entrada, tanto que ele não registra as oito cartelas retangulares da fachada, cada uma com 125 peças, todas apresentando motivos de sereias. Pois é o que ora faço.














4 comments:

Ivo Korytowski said...

Beleza. Só falta o menu por labels (botequins, Vasco, azulejos...) pra gente curtir na plenitude o seu ótimo blog.

Susana Rodrigues said...

Por acaso eu acho que a este blog não falta nada. :-) Aliás tem sido através dele que eu faço umas mini viagenzinhas a terras de Vera Cruz onde nunca fui em pessoa e pelas quais estou grata.

(mas e o feião que fica o aparelho de ar condicionado ali em total poluição visual?)

Fábio Carvalho said...
This comment has been removed by the author.
Fábio Carvalho said...

As cartelas retangulares da fachada estavam cobertas para a reforma, em 2013, ano daquela postagem, como pode-se ver na última foto em meu blog, nas postagem sobre o estádio. Que ótimo que agora temos aqui as suas fotos.
abraços