Wednesday, April 26, 2017

São Januário : Os Painéis Azulejares de Jorge Colaço



Para mim é uma honra poder fazer uma pequena retificação e um acréscimo ao que considero o site mais completo sobre azulejos de nossa cidade: o blog Azulejos Antigos no Rio de Janeiro, do artista plástico Fábio Carvalho. Em janeiro de 2013 ele fez postagem sobre a azulejaria do Estádio de São Januário, onde se lê: "Tanto a fachada, como áreas internas da Sede Social apresentam painéis de autoria do português Jorge Colaço" (que já citei aqui).

Bem, a retificação: as áreas internas, aquelas próximas às tribunas e à secretaria, apresentam azulejos não de Jorge Colaço, mas do meu querido Manoel Félix Igrejas, sobre quem muito bytes já foram gastos aqui no blog (aqui e aqui, por exemplo). Se os painéis de Igrejas vieram em substituição a obras de Colaço é para ser ainda investigado. De qualquer jeito, hipótese pouco provável, pois a localização interna protegeria do desgaste, e nem haveria tempo para tal, pois o intervalo entre a obra de Colaço e a de Igrejas é de apenas 50 anos. E, a propósito, a combinação Colaço-Igrejas traduz bem o que é o Vasco: refinado e popular.

O acréscimo: quando Fábio menciona que os azulejos da fachada são de Jorge Colaço, parece referir-se apenas ao frontão e ao painel de entrada, tanto que ele não registra as oito cartelas retangulares da fachada, cada uma com 125 peças, todas apresentando motivos de sereias. Pois é o que ora faço.














2 comments:

Ivo Korytowski said...

Beleza. Só falta o menu por labels (botequins, Vasco, azulejos...) pra gente curtir na plenitude o seu ótimo blog.

Susana Rodrigues said...

Por acaso eu acho que a este blog não falta nada. :-) Aliás tem sido através dele que eu faço umas mini viagenzinhas a terras de Vera Cruz onde nunca fui em pessoa e pelas quais estou grata.

(mas e o feião que fica o aparelho de ar condicionado ali em total poluição visual?)