Friday, April 14, 2017

Nos 45 Anos de Darwin!



E dove l'aria in fondo tocca il mare
lo sguardo dritto può guardare


Se 1972 e 1973 são os anos mágicos do rock progressivo italiano (e mundial) e se o Banco é um dos marcos miliários desta cena, não há erro: assistimos aqui a não apenas um, mas a dois lançamentos no mesmo 1972, dois capolavoros incontestáveis, recheado daquilo que norteava a busca dos irmãos Nocenzi: produzir sons jamais ouvidos antes.

Pode parecer pretensioso (crítica de resto já tão surrada ao rock progressivo), mas no contexto italiano faz total sentido, de vez que as bandas perceberam que só ganhariam respeito de público e crítica e projeção, a partir do momento em que se libertassem da onipresente influência inglesa, isto é, deixassem de ser derivativas.

Com estes dois lançamentos conseguiram mais do que respeito e projeção. E se a partir de então já não tínhamos o Banco del Mutuo Soccorso influenciando toda uma geração de novas bandas italianas (isso até rolou), mas também as inglesas, é porque sabemos como é injusta a assimetria de influências.

De Darwin! destaco a segunda faixa do lado A: "La conquista della posizione erette", porventura a música mais diabolicamente descritiva já produzida no bel paese. Incluindo Vivaldi.





O blog já tinha postagens para o Banco: aqui e aqui.

No comments: