Monday, November 01, 2021

Alto Maranhão, Minas Gerais

Românticos serão românticos, com a importância que dão à imaginação, mas sempre me incomodou essa história de José Alencar ter escrito romance sobre gaúchos ambientado nos pampas sem jamais ter ido lá. Por menos, Carlos não fez (ou fez?) poema sobre a Bahia ("É preciso fazer um poema sobre a Bahia... / Mas eu nunca fui lá").

Então. Em Habacuque + 11, livro que escrevi para os profetas de Congonhas, escrevo na Abertura:

“o nome deste rio é Maranhão

em Minas coração de Minas se

te causa isso estranheza lembra

o nome desta pedra é sabão”

 

A ideia era justamente falar da estranheza de um rio mineiro com nome de um estado tão distante de Minas. E que essa estranheza já vinha no nome da pedra usada por Aleijadinho para esculpir suas estátuas: "pedra sabão", quase um oxímoro. Mas fiquei me sentindo meio José de Alencar porque embora eu tivesse visitado Congonhas, não tinha visto o tal rio. Que cito logo no primeiro verso do livro.


Talvez eu estivesse buscando pretexto para viajar, mas tenho paixão pelos distritos e de Congonhas eu já tivera experiência inesquecível em Lobo Leite (aqui). Aí descubro, com o Rafael Senra, por brutal coincidência congonhense e que emprestou sua linda música para o clipe do livro (aqui), que existe distrito de Congonhas que atende por Alto Maranhão. É preciso conhecer Alto Maranhão.


Enfim conheço. A igrejinha de Nossa Senhora da Ajuda, tão linda quanto a da Soledade em Lobo Leite, estava lá, no alto, toda branca de sol. Confesso que esperava mais casinhas velhas. Há duas ruínas, a da cadeia muito bem preservada ("ruína preservada", outro oxímoro?) e há Dona Laís e Seu Geraldo, que mantém viva a dança da langra e só esses dois já pagam toda a viagem. Isso fica para outra postagem.


Epa, e o Rio Maranhão? Não passa no distrito. Atravessamos ponte sobre ele no caminho Congonhas-Alto Maranhão. Então na volta peço ao motorista que esbarre ali rapidinho. Ele me adverte 'Cuidado'. Corro para a ponte em meio a carretas que passam zunindo furiosas. Enfim faço meu registro do Rio Maranhão.


Se te causa isso estranheza, lembra: o nome deste rio é Maranhão.

 








 

No comments: