Friday, November 05, 2021

Equipe 84, Chico Buarque e o Menino Jesus

Equipe 84 foi das bandas beat mais famosas da Itália, naquele período proto-prog, indeciso ainda entre a cópia de modelos anglófonos e a tradição da canção italiana. Se não chega a gravar álbum veramente prog, como, por exemplo, I Giganti e seu esplêndido Terra in Bocca, pela Equipe passaram nomes como Franz di Cioccio e Maurizio Vandelli, que em 1972 produziria o primeiro álbum da Reale Accademia di Musica (e aqui comparem-se os acordes iniciais de "Un brutto sogno" com os de "Ognuno sa"). Para todos os efeitos, é lembrada em livros importantes sobre o movimento progressivo italiano, como o do Paolo Barotto, o do Maurizio Galia e o do Augusto Croce.

Em 1971, justo o ano inicial do progressivo italiano, Lucio Dalla apresenta no Festival de Sanremo (que nada tinha de prog e servia mesmo de contraexemplo para o movimento) sua canção "4 Marzo 1943" que termina em terceiro lugar e se torna grande sucesso na Itália. Acompanhou-o no festival a Equipe 84, que posteriormente gravou sua própria versão, que fez mais sucesso ainda que a do Dalla. Curioso, não? Não para por aí: o nome inicial da música era "Gesù bambino", mas para evitar problemas com a censura (!), Dalla trocou o nome para a data do seu aniversário.

Chico Buarque incluiu versão sua em Construção de 1971 com o nome de "Minha História". Está ali escondidinha, penúltima faixa do lado B, a única música do disco não composta por ele. E eu, que posso ser acusado de várias coisas menos de ufanista (ainda mais agora), acho que a versão do Chico -- o arranjo, a voz, a viola, a percussão, os vocais do MPB 4 -- põe a gente comovido como o diabo








No comments: