Thursday, July 05, 2018

Arte Belga :: Exposição



Não é provocação. 

No início de junho estive em São Paulo e, grande sorte, lá estava a exposição 100 Anos de Arte Belga : do Impressionismo ao Abstracionismo. São belgas dois dos meus pintores diletos: Ensor e Paul Delvaux. Isso para ficarmos nos modernos, senão entram também os Bruegel amados. E, claro, no coração mora também Matisse, tão associado aos meus livros do Jorge de Lima.

Brinquei que, sem ler legendas, encontraria as obras dos dois. Nada difícil.

E lá estavam também Rysselberghe, De Saedeleer, Smits e De Smet (tão Di!). Soberbo é pouco. (Os abstratos me disseram pouco ou nada.)


Minha vida divide-se em A.D. e D.D. Num distante ano A.D. estava eu só em Bruxelas visitando o Museu de Arte Moderna. Eu já bebera Maresouds e Mort Subite, as galerias estavam vazias. Eu me deitava em frente às pinturas, em frente aos Ensor, Matisse e Paul Delvaux e contemplava. Cochilava e então acordava com aqueles sonhos / delírios à minha frente. Que experiência.







No comments: