Monday, July 13, 2015

Maria da Graça ::: Para Além da Amendoeira



Em termos de botequim, falar Maria da Graça é falar Café e Bar Lisbela (lindo nome), mais conhecido por Bar da Amendoeira (lindo nome), patrimônio carioca tombado, bastião da boemia da Zona Norte. Ano passado lembrei por aqui que o Lisbela não é o único Bar da Amendoeira da cidade, mas o da Maria da Graça, talvez pela sua atmosfera, quiçá por seu ambiente bem preservado (ah, os cobogós) depois de uma reforma com laivos de restauração e porventura pelo seu cardápio enxutérrimo em que desponta a carne seca, virou O Bar da Amendoeira.

Por tudo isso prometo post em breve.

Porque este aqui é só para registrar o que se encontra pelo pequeno bairro, outrora sede de algumas fábricas como a GE e que hoje agoniza com o fechamento de quase todas elas. É um bairro pequeno, o caboclo sai fotografando, atravessa uma rua e quando indaga está já em Higienópolis. Verdade que a rua era a Dom Hélder Câmara.

O registro de um prédio todo ele azulejos rabo-de-pavão, do vermelho e do azul (ver aqui), o piso de caquinhos avisando que ali já foi cinema, tread carefully, o grafite cantando loas ao seu boteco, dentre outras coisas miúdas.









Café e Bar Ricão

Café e Bar Lisbela

No comments: