Thursday, July 02, 2015

Edifício São Geraldo ::: Garagem-Galeria em Olaria



Meu presente de aniversário chegou um pouco atrasado e foi melhor assim. Decidi flanar por Olaria não apenas para prestar homenagens ao seu centenário time, mas também tomado pela forte certeza de que encontraria mais um Bravo. A mesma certeza que tive em Vitória, quando disse :: Subamos esta escadaria, meu amor, que lá no seu topo encontraremos botequim com painel de azulejos (ver aqui). Não acredito nessas coisas e talvez continue não acreditando, pois se em Vitória deu certo, em Olaria, não. Nada de Bravo.

Nada de Bravo, mas cousa tão incrível quanto. Ou mais. Na garagem do edifício São Geraldo, deparo-me não com um ou dois (ninharia), mas cinco paineis azulejares do Antonio Félix Igrejas, datados de 1987 (ver a graça que ele faz com os números). Cada um com cinquenta azulejos, com sua característica moldura laranja e em notável passepartout de pastilhas cor de vinho (conforme este de Celino aqui). Enquanto quatro deles retratam seus cenários idílicos habituais, um outro nos apresenta um robusto moinho batavo! Zaanse Schans na Leopoldina! Um verdadeiro sensacional museu Igrejas a céu aberto!

E não bastasse, nesta mesma garagem, quatro afrescos (não assinados) a óleo! Três abstratos, naturalmente inspirados nas colagens de Matisse, e um a lembrar Carybé. Inacreditável. É mesmo de se perguntar se tanto assim foi originalmente concebido apenas para enfeitar uma garagem. Mais provável que a área não houvesse sido pensada como tal, mas sim como área de lazer comum que, posteriormente, expulsou crianças e suas dentes-de-leite e passou a albergar carros.... De qualquer modo, desde já o achado do ano.












3 comments:

Ivo Korytowski said...

Incrível! Nesta busca pelos Bravos (cada vez mais raros) a gente acaba achando outras coisas fascinantes... Como você conseguiu descobrir esta galeria de arte dentro de uma... garagem!???

A VIDA NUMA GOA said...

Olha, Ivo, obra do acaso, se é que isso existe. Eu estava a caminho de um botequim-mercearia que me pareceu interassante, quando atopei com isso...

Unknown said...

Sensacional, com certeza o achado do ano. Passo em frente toda hora e nunca soube dessa garagem galeria. Obrigado por divulgar na nossa pagina do face Um Coração Suburbano.
Abraços.