Thursday, July 16, 2015

Leiterias



Houve uma Leiteria Santana, nas franjas do centro do Rio, na rua de mesmo nome ou transversal a ela. Consta em uma das primeiras edições do Guia de Botequins, o que me motivou a visita há muitos, muitos anos. Lembro-me da percepção de um local bastante decadente, desses que amo. Ficou-me na memória também o nome... leiteria. Não lembro se tinha azulejos ou piso interessante ou pintura ou balcão de mámore ou mesinhas de fórmica. Eu não tinha olhos para isso. Era uma época pré-celular e, portanto, não tirávamos fotos a todo instante. Pena. A Leiteria Santana há muito juntou-se ao Pinhel, ao Penafiel, ao Garoto das Flores, à Paulistinha no céu dos botequins. Pena.

A descoberta de uma outra "leiteiria" -- Café e Leiteria Brasil-Portugal em Olaria -- trouxe-me tudo isso à mente. Nas leiterias tomava-se o café da manhã e também almoçava-se. Não eram para boemias e noitadas. A julgar pelo nome, é lícito acreditar que nelas o pai de família encontrasse mingaus e coalhadas e torradas e coisas do gênero. De fato, na única leiteria leiteria ainda de pé, à qual Lucky Luke iria, a gloriosa Leiteria Mineira com seu belo letreiro de acrílico com vaca e tudo, é assim.

Porque as demais e raríssimas leiterias espalhadas pela cidade e pela sua courbe Niterói transmudaram-se em botequins. A Santana também, daí sua inclusão no Guia.

Não vejo qualquer demérito nisso. Mas eu bem gostava de, tomando a minha cracudinha numa leiteria dessas, roçar ombros com Lucky Luke, que chegou no balcão para pedir seu indefectível copo de leite.

Leiteria Vitória :: Centro de Niterói

Leiteria e Bar Espírito Santo :: Santa Rosa, Niterói

Café e Leiteria Brasil-Portugal :: Olaria

idem

idem

idem
Sim, no Méier




1 comment:

Ivo Korytowski said...

Pois é, restou a velha Leiteria Mineira, um clássico. O pessoal de hoje em dia já não curte mais uma coalhada, um mingau, aquelas comidinhas de curar ressaca das leiterias de antanho.