Thursday, August 29, 2013

Mais Limeriques para o Dante




Foi só começar que babau. Para quem ainda não sabe, o limerique tem algo de nonsense, de wit britânico. Não por acaso Edward Lear e Lewis Carroll (o próprio) escreveram carradas, acabando mesmo por definir o gênero. Outra característica muito típica é a utilização de nome geográfico no fim do primeiro verso, amiúde repetido no fim do último. O primeiro aqui segue essa tradição.

Talvez se morássemos no Peru
tudo mais fácil, sem tanto rebu
mas que ideia mais avessa
nem passa pela cabeça
ir com ele pra esse tal de Peru.

Com meu Dante nem rola rame-rame
todo dia é dia de tsunami
acho que igualzinho assim
nem em Lima ou em Pequim
ou na República do Suriname.

O Dante e a gata são grande amigos
"Te ignoro", "Não conheço", "Nem te ligo"
Pois será este o segredo
eu me pergunto com medo
da amizade dos profundos amigos?

Se tem lugar que gosta é do banheiro
abrir as torneiras molher-se inteiro
imagina se um dia
uma alma bem vadia
dá de presente caneta-tinteiro?


Grande preparação para a pracinha
leva roupa, brinquedo e papinha!
Seis minutos no balanço
e "Ai, pai, eu já me canso"
vamos todos de volta pra casinha.






No comments: