Wednesday, August 14, 2013

Bairro do Quilombo :: São Bento do Sapucaí




O lindo livro Quilombolas :: Tradições e Cultura da Resistência arrola quilombos de todo o país, sendo 85 só no estado de São Paulo. Não entendo por que o Bairro do Quilombo, em São Bento do Sapucaí, não está lá. Não acredito que o nome seja uma casualidade e sei que lá tem uma congada de respeito.

Outros item de respeito é a capelinha branca e rosa com torre sineira ao lado. O santo não é de preto, é N. Senhora da Conceição, mas o piso é de azulejo hidráulico. O vendedor de fruta vai de porta em porta com seu carrinho de mão e ao lado da igreja tem um bar mercearia daqueles deliciosos. A cerveja é Lokal e Itaipava (não consegui terminar uma ou outra), mas tem mesa de sinuca e biscoito de polvilho e a luz miraculosa que nos chega pelas janelas tem cheiro de coivara.

Os meninos jogam bola na praça que nada é senão grama. São quilombolas. Como fui / fomos quilombolas, livres do jugo dos capitães-do-mato que às vezes nos batem à porta na forma de ações judiciais absurdas ou de trabalhos igualmente absurdos e injustos.

Quilombolas por uma tarde. Mas o gostinho se pega e lambuza a alma de grama e coivara, céu azul e gritarias das jandaias.
 








1 comment:

Unknown said...
This comment has been removed by the author.