Tuesday, August 13, 2013

Capela de Mosaicos - São Bento do Sapucaí



Antes de Gaudí veio-me à cabeça a Casa da Flôr (sobre a qual escrevi aqui e aqui) em São Pedro D'Aldeia, do Gabriel, com a diferença de que Ângelo Milani é artista com formação acadêmica, sem que isso implique trabalho academicista.

Até onde sei, ele e a sua mulher Cláudia Villar moram ao lado da Capela de Santa Cruz, que lhes foi cedida para que pudessem fazer a sua intervenção.

Como na capelinha havia centenas de imagens entulhadas e como tivessem por hábito levar-lhes imagens para que fossem restauradas, os dois revestiram paredes externas e internas com cacos de azulejos e imagens :: mosaicos espetaculares, festa para os olhos, aqui e ali juntando fichas telefônicas e moedas.

O resultado tem algo de transgressor :: o acúmulo de Sãos Jorges, de Nossas Senhoras Aparecidas, de Meninos Jesus :: e isso é bom.

Mas a capela continua fazendo as vezes de capela, a galera ali se reúne de quando em quando para rezar o terço. Ou seja, não é mero objeto de deleite turístico (Proibido Tocar!) tão ao gosto de patrimonialistas.

E isso é bom.








No comments: