Tuesday, March 26, 2013

(Acho que) Ganhei um Poema


Santa Teresa 2013

Certa vez perguntaram ao poeta canadense Mark Strand acerca do significado e estratégia de uma dedicatória em um poema, ele que faz uso em profusão. Respondeu ele que as dedicatórias eram simplesmente forma de presentear. Muitas vezes o poema era dedicado a alguém a quem o poeta já sabia que admirava o poema. Se ele conhecesse e gostasse da pessoa, claro.

Acredito que muito mais pode haver em uma dedicatória. Não as uso, ao menos não no sentido usual (A J. Pinto Fernandes). Mas tenho um soneto cujo título é "Sonnet for Tipsy". E outro em que se lê "Para a menina". E tenho a seção inteira do Voo sem Pássaro chamada... "Dante".

Talvez eu não as use no sentido usual porque quando comentei ao poeta Gilberto Mendonça Teles que intencionava dedicar-lhe um poema de Taipa (acho que o "Viagem a Goiás") assim no sentido clássico -- A Gilberto Mendonça Teles --, ele fez uma careta tão feia que acho que traumatizei.

Anyway. Ganhei dedicatória. Se ganhei o poema, ainda não sei. De poeta que admiro um bocado, o João Ricardo Lopes. Segue.

HOJE MESMO

Para Evandro von Sydow Domingues

hoje mesmo é um bom dia
uso uma plaina para descamar a madeira das janelas
uso depois lixa,verniz e diluente para corrigir o inverno
no lado mais exposto da casa.
recebo na volta do correio novidades do Brasil (poesia, dois
volumes dela, código postal 24210-430, Niterói).
ao largo, o sol e a chuva assinam o armistício da Páscoa.
dentro dos meus olhos é terno o arco-íris, sempre assim foi
tão terno quanto a música de Bach que trago no ouvido
como se traz uma palavra, por obsessão.
hoje mesmo é um bom dia para recomeçar.
os barcos passam de ilha em ilha, como peixes irrequietos
à espera de poiso, de sol ou simplesmente de companhia
e eu não, eu nunca estou só.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Para se ler no blog do João, com direito a curtir a foto, basta clicar aqui.

No comments: