Sunday, August 26, 2012

Still... you turn me on ou O Dia em que Greg Salvou Vidas


Eu me lembro dos meus anos de São José através das beldades por quem eu era, platonicamente, apaixonado. Dá certinho: em 81 foi a Simone, em 82 a Andrea Levy, em 83, a K., e por aí vai.

Minha paixão pela K. foi tão intensa quanto impossível: eu era o rockeiro rebelde supertímido e ela, A burguesa lindona tijucana até a raiz dos louríssimos cabelos. Até o uniforme caía-lhe espetacularmente bem: a calça jeans marrom mal dava conta de tantas coxas e a camisa de tergal cismava em ter os botões de cima desabotoados. A K. era a definição de mulherão aos quinze anos.

Eu amava a K. como um garoto poeta que não escrevia  podia amar e que ouvia música o dia inteiro (de Plasmatics a Pink Floyd, de Venom a Tangerine Dream).

Claro que eu tinha olhos para decotes e os jeans so tight, mas meu amor era puro, a ponto de eu chamá-la de Ocean Gypsy. Ao descobrir-lhe o endereço, enviei-lhe a tradução da música "Still... you turn me on", do Emerson, Lake & Palmer. Para meu estupor, já no dia seguinte ela, na hora do recreio, copiou alguns dos versos no quadro!!!!

Pensei: posso morrer agora. Mas a esta emoção sobrevivo já 29 anos e espero que outros tantos venham por aí.

Não sei se sabem, mas o "turn me on" da música é o mesmo "you turn me on" sussurrado por Paul em "A day in the life". Não há nada de platônico aqui, é excitação, tesão mesmo. À época, claro, eu não sabia disso.

E.... sabem que o Greg Lake anda escrevendo um livro? Na verdade, três. Num deles ele contará histórias que andou recolhendo pelos shows. Uma delas envolve esta música.  Certa vez, nos EUA, um homem humilde, porteiro por profissão, fez questão de conhecê-lo. Disse que sua mulher amava esta música. Sua mulher, entretanto, morrera há pouco, atropelada por um motorista bêbado. Ele foi ao julgamento e viu o sujeito, recalcitrante, ser absolvido, tendo apenas que pagar uma pequena quantia. No dia seguinte, entrou no carro disposto a, simplesmente, matar o cara. Entrou no carro e saiu, revólver no banco do carona. Ao ligar o rádio, que música está tocando? Sim, "Still... you turn me on". Life bigger than fiction. E ele dá meia volta.

No comments: