Como hoje se derrubam mais casas por aqui do que árvores na Amazônia, passa o Ingá por célere processo de descaracterização. Em sua volúpia de arrecadação, a prefeitura não apenas permite como encoraja que as casas do bairro, amiúde importantes para o patrimônio e o imaginãrio espiritual dos moradores, deem lugar a espigões da Cyrella e da Soter.
A questão transcende meu lado romântico e afeito às questões relativas ao patrimônio. Não se trata de querer engessar um bairro. Tal veticalização (ou adensamento ou copacabanização, como queiram) ocorreu e ocorre no mundo inteiro. Nesta mesma cidade, não é o Ingá o único bairro a sofrer isso, haja vista Santa Rosa e São Francisco, verdadeiros canteiros de obras. Mesmo o Cubango, que esses empreiteiros marqueteiros de merda querem agora chamar de... Jardim Santa Rosa!
Não se trata apenas de preservação ou preservação como fim em si. O problema é que as licenças para novos prédios são concedidas sem que se façam estudos de impacto e obras de infra-estrutura. Jamais me esquecerei de certa segunda-feira em que voltávamos do médico do Dante em Botafogo: gastamos mais tempo no trânsito da Visconde e Morais do que durante todo o trajeto no Rio!
Estas fotos, portanto, têm valor estético e documental. Não é necessário um poder nostradâmico par afirmar que todas (sim, todas) as casas daqui virarão pó nos próximos meses.
Com alegria e pesar as reúno aqui. Foi preciso um certo olhar amoroso-arqueológico para encontrar estes azulejos tão bonitos no meu bairro.
Detalhe de uma fachada na Fagundes Varela, com azulejos em relevo:
Singelo azueljo no muro entre duas casas:
Não eram incomuns varandas assim. Os azulejos verdes eram constante:
E as varandas ficavam ainda mais bonitas se, para além dos azulejos verdes, tinham ainda outros como friso:
Nem sempre eram / são verdes:
Estupenda azulejaria em casa da Fagundes Varela:
E este friso, com detalhes em relevo. Em casa onde hoje funciona um pet shop:
1 comment:
Que beleza de postagem!
Muito boas as fotos. Se você me permitir, gostaria de publicar algumas no meu blog:
http://azulejosantigosrj.blogspot.com.br/
abraços!
Post a Comment