Ao contrário daquele do post anterior, construído, parece, para ser cortiço, este prédio, belíssimo, foi estação de trem, Estação Ferroviária Francisco Sá, inaugurada em 1922. Teve sua função usurpada com a inauguração da Leopoldina, apenas quatro anos depois. Vê-se que não é de hoje o desperdício com o dinheiro público. Não sei bem o que sucedeu ao prédio imediatamente depois. É certo que foi jogado na rua da amargura.
Hoje, entretanto, parece melhor conservado que a Leopoldina e situa-se mesmo em área mais amena, ainda que não do agrado de muitos: ao fim da Rua Ceará, rua de clubes de motoqueiros e de baixíssimo meretrício.
Curioso que, ao menos para mim, os cortiços, tão demonizados no passado, hoje parecem-me cheios de charme. Sei que parte disso se dá em função de sua arquitetura. O prédio está protegido por tombamento.
2 comments:
Dificil encontrar arquitetura mais cheia de vida e de historia do que um cortico. Sempre fui curiosa, mas nunca me atrevi a entrar num (e olha que jah andei, mesmo sendo desencorajada pelos moradores), pelos corredores do Pedregulho!
Quem sabe nao vamos juntos, tirar uns retratos e ouvir umas estorias, quando estiver aih em ferias?
beijo!
Evandro,
Tu sabes que eu admiro teus "achados"...
Lindas as fotos do Dante, belos textos e incríveis imagens dos cortiços.
=)
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