Sunday, January 02, 2011

Imaculada



Ao fim da Rua do Acre, colado mesmo à Praça Mauá, deve-se subir escadinha suspeitíssima e, em seguida, dobrar a esquerda. A escadinha faz as vezes de passagem do tempo: estamos na subida do vetusto Morro da Conceição, na Ladeira João Homem, deixando para trás o Rio e o século XXI. Logo à esquerda, o Bar Imaculada, que abriu as portas no segundo semestre de 2010.

Gosto já deste jogo de opostos, em harmonia. No Morro da Conceição, o Bar Imaculada, dois atributos inequivocamente femininos, situados, entretanto, na Ladeira João Homem, masculinidade redundante a yinyanzar com a feminilidade citada.

Gosto também desta calma, deste refúgio: a escadinha suspeitosa deixa para trás a cidade e seus vícios e nos põe em contato com uma cidade outra, desconhecida, mesmo por aqueles que aqui vivem 60, 70 anos e se jactam de fazê-lo.

Gosto da vasta oferta de cervejas artesanais brasileiras, como também gosto de o bar ser também galeria de arte, com xilos espalhadas nas paredes.

Mas, sendo terça e hora de almoço, não há como explorar os petiscos (como o bolinho de arroz com feijão e bacon). A casa só serve refeições neste horário, apenas quatro, rabiscadas com giz no quadro-negro da entrada, à moda de bistrô.

Mas quem zangaria? Saí alimentado de refúgios e surpresas e, como ninguém é de ferro, três ótimas ales brazucas: a Opa, de Joinville, a Bierland, de Blumenau (como ficou boa!), e a Ouro Preto, da Falke. Assim, é melhor, pois tenho pretextos para voltar, em breve.

Ao descer, dou de cara (azar, hein?) com o Beco das Sardinhas, paraíso dos "frangos marítimos" (!) onde não faltam locais para o meu de-comer.

2 comments:

Anonymous said...

Azar, heim....rs

Imaculada Bar said...

Pois, acredite, o Imaculada melhorou bastante e, desta vez, você poderá saborear petiscos na hora do almoço e provar ainda mais variações de cervejas, além de legítima caipirinha, preparada com a clássica forma carioca, de fama internacional.

Estamos aguardando de portas aberta. Entre e fique à vontade.

Ah, sim, íamos esquecendo: desde abril de 2011 que o Imaculada tb ganhou um website (www.barimaculada.com.br) e perfis no Twitter, no Tumblr e no Facebook. Vale a pena conhecer tb.

Grande abraço e até!