Sunday, December 27, 2009

Uma razão para 2010

Passei dois dias pensando em um post para Prokofiev, já tinha título e tudo, e eis que este sobre Mahler atropela o russo.

Não que eu ande atrás de efemérides ou prestigie apenas números redondos, mas é que 2010 já tem uma razão de ser: é o sesquicentenário de nascimento do grande Mahler, Gustav Mahler. "Sesquicentenário" é palavra esquista, a mim sempre lembrou "seiscentos", quando, na verdade, vocês sabem, quer dizer cento e cinquenta.

Estranho isso também... só 150? Então quase fomos contemporâneos, e não estou brincando...

Há 150 anos nascia este homem irascível, difícil, extremamente sensível. Amou uma Alma e por ela perdeu a sua. "Previu" a morte dos filhos nos fantasmagóricos Kindertotenlieder. Vivia em guerra com Deus e o mundo, literalmente, e foi, acima de tudo, apátrida, três vezes apátrida. Lembrei-me de que em Taipa escrevi um poema chamado... "Apátrida", do qual citarei apenas os dois primeiros versos: "Ler tua poesia me é triste / Como um adágio de Mahler."

Gosto tanto, mas tanto de Mahler, que quase não o ouço. É uma música de que realmente tenho medo. Tenho dificuldades para encarar de frente a Sexta, a Quinta, a Primeira e, principalmente, a Nona, embora eu faça de tudo para assistir se forem tocar ao vivo.

Aliás. E a propósito. E desanuviando un peu o post que está pesado: assistir aos ensaios da Nona Sinfonia pela Orquestra da Petrobrás, em 2007, foi um prazer e uma honra indescritíveis. Graças à harpista Rafaela, que deve comentar por aqui...

3 comments:

Rafinha Lopes said...

Aliassss.... (desculpe a falta de acentos e cedilha, mas o teclado nao ajuda....)

Foi um ano maravilhoso, poder tocar com aquela orquestra, tantas experiencias novas e entrar no meio profissional carioca e ja de cara encarando uma sinfonia tao complexa como a nona e de Mahler!!! A parte de segunda harpa nem era tao dificil, mas tocar com o "tio" Isaac, era muito responsa...rs
Estava super concentrada qdo olhei pra plateia, meu querido teacher, super "fan" de Mahler, nem esperava mesmo que iria aparecer por la... Fiquei mto feliz! Evandro nao eh musico, mas ouve e conhece como se fosse um. Sempre que precisava de uma gravacao, ele conseguia pra mim... =) Me mostrou ate que na Islandia, nao existe soh a Bjork...rs
Lembrei quando vc me contou que colocava o 2o mov pra Bia acordar...achei lindo! =)
Eh realmente uma musica complexa, orquestra enorme, mas temas lindos! No comeco desse ano toquei a 4a. sinfonia, mas confesso que quero muito de tocar o Adagietto da 5a e espero que possa ir assistir, tanto os ensaios como o concerto.
Parabens ao nosso "velhinho" e querido compositor!

Aruanda said...

Olá,
boa tarde, moço...

Então sobre como colocar um vídeo do youtube numa postagem, é o seguinte:
No quadro que fica à direita do vídeo, você clica em incorporar;
depois escolhe a cor e o tamanho da tela que prefere e copia o endereço para colar na postagem...
De qualquer forma, depois de clicar "incorporar" o youtube mesmo dá as instruções... beleza?

Pois é, Chagall e poesia... mas Guima? Fiquei curiosa, quem é???

Ah, lindinho teu filho.

Até mais,

Aruanda

Anonymous said...

Pronto, ganhou o rapaz! rs
Babão do jeito que é com o filho... hehehe
Olha, já que tá rolando troca de dicas, quero saber como coloca a foto lá no início (ia perguntar isso no dia que nos encontramos na barca, mas achei que seria de mais para um primeiro encontro, rsrs)
Feliz ano novo!