Saturday, April 25, 2020

Montes Claros, MG, paraíso, pasto e aguada



No delicioso mercado de Montes Claros (aqui), um dos botecos tem um painel de montesclarenses ilustres. Muito justo. Estão lá Beto Guedes, Darcy Ribeiro, Zé Coco do Riachão e outros três que eu não conhecia e agradeço por poder conhecer.

Mas como assim não tem o Cyro dos Anjos? Montesclarense ilustre que, para além de sua pequena mas consistente obra ficcional, escreveu Explorações do Tempo, memórias onde escondeu Montes Claros sob o nome de Santana do Rio Verde, para não ter problemas com a família mas mesmo assim teve.

Montes Claros frequenta as páginas de Guimarães Rosa como a Pasárgada das muitas  prostitutas bonitas para a gente namorar. Basta lembrar que Doralda, a ex-prostituta hoje casada com Soropita de "Dão-Lalalão", veio de lá.

Montes Claros! Casas mesmo de luxo, já sabidas, os cabarés: um paraíso de Deus, o pasto e a aguada do boiadeiro.

Mas eu seria injusto se em postagem sobre a cidade não citasse também aquele que faltou no painel do botequim:

Diziam os antigos da terra que fazia gosto, verdadeiramente, ouvir missa cantada na Matriz, quando as coristas não haviam atingido a idade provecta em que as conheci e o Maestro Boanerges ainda não era perseguido pelas vozes que a certa altura da vida começaram a acompanhá-lo em casa, na rua, na igreja, por toda a parte, enfim.


As ditas vozes -- comentavam alguns -- nasciam das muitas voltas que durante cinquenta anos a branquinha dera no sótão do maestro. Para outros, seriam artes do Sujo.

Enfim, se é para falar desses Montes Claros: é de lá também um dos discos de músicas para crianças (e não apenas) mais bonitos, de 1979.






















1 comment:

Evandro said...

Dallena Freitas, de Andrequicé:

Gratidão professor , que texto interessante . Em Montes Claros estão as melhores lembranças da minha Infância. Foi a primeira cidade grande que conheci . Em 1969 meu pai , funcionário da SUVALE depois Codevasf , foi transferido para Montes Claros . Iniciei meus estudos na Escola Quita Pereira com a professora Iolanda . As missas aos domingos nessa igreja majestosa , as compras com papai no Mercado, Teatro e o amor pelas artes . PAPAI um homem simples que só estudou até o segundo ano de grupo foi o homem mais sábio que eu conheci . Com ele aprendi a gostar de cantores e de boa música . Com ele conheci o Barnabé e o Mazaropi, circos poesias e causos sem fim. Ah meu PAI, Gostava de piadas e pegadinhas ...Meu Papai despertou os melhores princípios e o gosto pelas viagens ao mostrar o Trem de Ferro passar ...