Saturday, February 09, 2019

As Pinturas de Guttmann Bicho na Ilha


 Enfim conheço as pinturas de Guttmann Bicho (1888-1955) localizadas no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Ernesto Nazareth, na Ilha do Governador. Creio ser um dos patrimônios histórico-artísticos menos conhecidos da cidade, ainda menos que o gato-maracajá, seu vizinho.

Para além do interesse intrínseco das obras -- telas coladas nas paredes pelo processo de marouflage -- são curiosas também suas circunstâncias de produção, numa casa de dois andares que sempre funcionou como centro de saúde. Como no final dos anos 20 a febre amarela grassava na urbe, Bicho não apenas voluntariou-se para trabalhar de mata-mosquito como ajudou a construir a casa como operário, desenhando a planta, carregando tijolos, amassando o barro.

De quebra, ornamentou as paredes com suas pinturas. As do primeiro andar tematizam a história da saúde pública na Ilha do Governador, enquanto que as duas do segundo retratam o aleitamento materno: aqui Guttmann pintou sua mulher e seus filhos.

Tudo isso há exatos 90 anos. 

Tombadas em 1987, as obras estão em razoável estado de conservação, e uma restauração cuidadosa seria bem-vinda.

Como mencionei o gato-maracajá: a primeira estátua colocada sobre a Pedra da Onça foi também da autoria de Guttmann. A que se vê hoje é uma segunda versão.










No comments: