Wednesday, February 28, 2018

Assafétida ::: O Tempero mais Fedorento do Mundo I



Lembrei-me de certo episódio, e este não envolve fedor, no sul da Espanha há muitos anos. Numa loja de vinhos estava eu a procurar por um Vega Sicília, só para ver, só para dizer que já tive um nas mãos, e nada de encontrar. Já desesperançoso perguntei ao vendedor, que foi lá dentro e me trouxe uma garrafa. Por supuesto que fiquei assombrado, 'Caramba, o vinho é tão especial que nem se mistura com os demais'.

Pois.

Há poucos dias, estava eu na Roopak, tradicional loja de temperos em Karol Bagh, Nova Déli, procurando pela assafétida. Encontrei monte de coisa interessante, algumas eu procurava, outras não, e nada do tempero mais fedido do mundo, a seiva do funcho gigante que também atende pelo simpático nomezinho de "estrume do diabo". Já resignado, ia avaliando o que perdera para seguir vagaroso, de mãos pensas, quando decido perguntar à vendedora. Ela abre uma gaveta e, de dentro de uma caixa, retira a poderosa assafétida.

Comprei duas. Depois, deambulando pelo bazares sem fim, mais duas (sempre para mim e para meu amigo Raul, o da butter chicken). De volta ao hotel, em menos de dez minutos, seu fedor avassalador já dominava a mala, o quarto e (creio) todo o hotel. É muito pior que o durião (ver aqui).

Aqui em casa escondi as pequenas embalagens dentro de dois sacos plásticos, dentro de uma cristaleira, dentro do quartinho da bagunça. Porque caso contrário, é ânsia de vômito o dia inteiro. E pela casa toda. Não exagero.

Já entreguei as encomendas ao meu amigo. Restava dar uso (ou fim?) às minhas. A verdade é que o véu malcheiroso oculta um tesouro culinário. Os brâmanes usam-na para substituir o alho e a cebola, para eles tabu.

No comments: