Tuesday, September 19, 2017

WHO ARE YOU



"Who are you" é a única música do The Who que ouvi tocar em rádio em sua época e não se tratava de programa dedicado ao rock, a música tocava na grade normal. Saiu no disco homônimo de 78 e era a segunda vez que a banda usava o seu nome para compor, com maestria, um título. A primeira vez fora há sete anos: Who's next, também sem o ponto de interrogação (assim como a música do Sabbath).

Mas disco e música serão sempre lembrados por serem os últimos com o Keith, que na capa senta, vestido de jockey (podia ser bobo da corte, podia ser hitler, podia ser mergulhador, dependia de como acordasse), em uma cadeira onde se lê: NOT TO BE TAKEN AWAY.

Bastante irônico que uma canção que trate de um encontro de Pete com os Sex Pistols seja uma das mais progressivas da banda, pela duração, pelos teclados, pela mudanças de tempo.

Roger coloca a palavra "fuck" na letra como caco e a emenda fica melhor que o soneto. Ele já fazia isso em "My Generation", em que a letra pedia "Why don't you all fade away?" e ele perguntava, instead, "Why don't you all fuck off?". Nos Estados Unidos, Kim Kataguiri e o MBL trocaram o fuck por hell. Fuck.

Fuck.

O vídeo (inda que levemente editado em relação à versão do álbum) é lindo, um testamento eterno do The Who e, claro, em especial do Keith, falastrão, TDAH, irrequieto, criativo.

Nenhuma banda de rock brigou tanto, com direito a nocautes nada metafóricos. Nenhuma banda de rock viu-se forçada a ser democrática porque simplesmente não concordavam em nada. E, no entanto, nenhuma banda de rock ficou tanto tempo junta em sua formação original. E aqui no vídeo sorriem uns para os outros. Não é só que estavam sendo filmados. Dá pra sentir o carinho.

Eu morava aqui, fácil








No comments: