Friday, September 29, 2017

Comendo Formigas (parte III) : Restaurante do Ocílio



O pai, os avós e os bisavós de Ocílio José Azevedo Ferraz fizeram a vida em lombo de burro, tornando-o pesquisador e entusiasta da cultura dos tropeiros. O restaurante foi aberto em 1988. Ocílio encantou-se ano passado, perto dos 80, mas o restaurante resiste.

Verdade que nós (e grande parte da torcida Caçapava F.C.) chegamos até lá atraídos pelas tanajuras, hoje servidas numa ótima farofa, mas como nem só de formiga vive o homem, depois de duas travessas vale a pena examinar o cardápio, enxuto e caprichado, com verdadeiros patrimônios da culinária tropeira, como o Frango à Moda dos Moreiras, a ave frita no açúcar queimado com ervas, o franco caipira da Bocaina, a carne com pinhão, a paleta de cordeiro, o leitão à pururuca e a vaca atolada. Se é pra fritar, usam banha. Fomos de Moreiras, acompanhado ainda de formigas e a correta cerveja artesanal também chamada Içá.

Depois a gente quer uma rede e um gato macio pra passar a mão. Uns galos doidos anunciam o fim da tarde.

Uma menina linda sobe no tacho, sob bandeira imperial. Uns galos doidos anunciam o fim da tarde. Logo a papa-ceia desponta e a gente só pensa em voltar para assim ir ticando todos os itens do cardápio.






















PS: Todas as fotos em pb, excetuando-se as duas últimas, são do Eric Licen.

1 comment:

Ivo Korytowski said...

Lindas fotos, as suas e as em preto-e-branco.