Thursday, June 01, 2017

Heartbreaker, Grand Funk



Há muitos anos tive amigo que dizia que 'Heartbreaker' pra ele era a do Grand Funk. Com isso queria dizer que esta era muito melhor que a mais conhecida homônima do Led Zeppelin. Bem, nem consigo imaginar contexto onde se esteja a discutir qual a melhor 'Heartbreaker' do rock, talvez em alguma cozinha fria em um fim de festa, mas achava bonito ele colocar a coisa assim, defender sua preferência, defender sua paixão.

Eu gosto muito das duas. A do Led é tão emblemática quanto o álbum inteiro, Jimmy Page parando tudo para solar e mostrar que doravante a guitarra (pós-Hendrix, claro) assumiria um novo patamar. Eddie Van Halen faria algo semelhante, sete anos depois, em "Eruption". Para o bem e para o mal.

Ao procurar 'Heartbreaker' no youtube hoje, a primeira é a do Led. As quatro seguintes são Dionne Warwick, Mariah Carey, Bee Gees e Pat Benatar. Nada mais tem sentido / que sorte Seu Inacinho / já ter ido para o céu.

Mas a do Grand Funk Railroad está lá, em várias versões, incluindo as duas clássicas dos álbuns ao vivo: Live e Caught in the Act, de cinco anos depois.

O Live Album, de 1970, não recebeu quase que tratamento nenhum no estúdio, para o desgosto da maioria da crítica. Algo como o Slade Alive I. Eu nem tenho palavras para descrevê-los. 

Ah, o amigo, o Seu Inacinho, também falava que a música tinha a melhor 'virada' de todas os tempos, aquelas coisas quando a gente acha que a música acabou sqn. Exatamente. Isso lá pelos 5:15.



No comments: