Sunday, June 05, 2011

Carlinhos, ex-motorista do JK, sambista, dono de boteco





Sabe boteco com música de fundo? O Bar do Carlinhos, localizado no lado oculto do já oculto Santo Cristo, no sopé do Morro do Pinto, tem, mas com uma peculiaridade: o que se ouve é composto e cantado por ele.


Sambista de mãos pródigas, Carlinhos compõe a bagatela de uns cinco sambas por dia. Enquanto estive lá, escreveu um. Mostrou-me, sugeri mudanças aqui e ali (eu bebia cerveja), que ele de pronto acatou, pelo menos enquanto eu estava lá.


Seu boteco é pobre pobre de marré deci. A marré anda mesmo baixa, pois nem cerveja tinha, as que bebi comprei ao lado. Mas ele abre, na esperança de melhores dias. Afinal, este homem já foi motorista do JK. Isso mesmo.


Em seu espaço, uma bricolagem de imagens de Nossa Senhora, do Flamengo, fotos antigas e muitos de seus sambas. Basta a citação a uma dessas imagens que Carlinhos desfia suas histórias, serenamente, na cadência do samba e do lugar.


Há pouco tentou uma vaga na Câmara Municipal. Perdeu. Menos mal, já que, como sabemos, quem com porcos anda...


Um dos sambas mais tocados, que Carlinhos Santana confessou autobiográfico,tratava de um sujeito em um situação muito a cavaleiro...


Hoje não,
amanhã talvez
Vou pensar direito
no que você fez.

No comments: