Saturday, June 11, 2022

Minha Lista de Discos Brasileiros :: Top 15

Há coisa de quase dois meses rolou por aí lista dos 10 melhores discos de música brasileira de todos os tempos. Examinei com interesse, achei a lista boa e me senti motivado para fazer a minha. De cara, já vem a questão: é de MPB ou disco feito no Brasil por brasileiros? Tentei não me aprender ao "estilo" MPB, por elástico que seja. 

Adianto que esta não é a minha praia como o são, por exemplo, rock progressivo italiano da primeira metade dos anos 70, rock progressivo sueco, Beatles, The Who, música erudita russa da primeira metade do século XX, coco de praia cearense. Mas por isso mesmo talvez tenha alguma relevância

Ordem cronológica

 Os Afro-Sambas (1966) – Vinícius de Moraes e Baden Powell

Construção (1971) – Chico Buarque

Clube da Esquina (1972) – Milton Nascimento & Lô Borges 

Paêbiru (1975)  – Lula Côrtes e Zé Ramalho 

Página do relâmpago elétrico (1977) – Beto Guedes

Amor de Índio (1978) – Beto Guedes 

Coco do Iguape (1978) – Grupo dos Jangadeiros de Iguape

Circense (1980) – Egberto Gismonti 

De Novo Olá (1980) – Grupo Olá 

Influências (1981) --  Marco Antonio Araújo 

Depois do Fim (1983) – Bacamarte

Brincadeiras de Roda, Estórias e Canções de Ninar (1983) – Solange Maria, Antônio Nóbrega, Elba Ramalho 

Egberto Gismonti (1984) – Egberto Gismonti

Sagrado (1984) -- Sagrado Coração da Terra

Terceira Terra (2015) – Supercordas 

 

 
















No comments: