Sunday, June 12, 2022

De Certa Forma, um Reencontro com os Jenipapo-Kanindé

Para além do reencontro com o coco (aqui), esta rápida viagem ao Ceará me fez, de certo modo, reencontrar os jenipapo-kanindé, etnia que habita a Lagoa da Encantada, entre o Iguape e Pindoretama. Explico

Coube muita coisa na viagem de 1992, coube amizade com Regina, que me levou para conhecer a Lagoa da Encantada. Me lembro de ter adorado, lembro de tirar fotos de pessoas por lá pensando 'Como parecem índios', mas achando que não poderiam ser, eu dentro ainda daquelas noções de que indígena só no Amazonas, Pará e Mato Grosso e sempre pintados e de cocar. Lembro que uma amiga da Regina, acho que carismática, se / me perguntava 'Meus Deus, será que essas pessoa já ouviram falar em Jesus Cristo?' e eu tentando explicar que existem outras maneiras de se viver, de ser religioso (pelo menos aqui dei uma dentro)

Pois

Agora em 2022 fui de Uber para o Iguape e logo o taxista me falou que quando queria corrida para lá, para levar remédios para seus pais, nunca aparecia. Voltei com ele e perguntei pelos pais. Moram na Lagoa da Encantada, são jenipapo-kanindé. Liguei os pontos, Meu Deus! Então aquelas fotos que fiz há 30 anos!... Em casa, peguei as fotos, enviei-as para o grupo da etnia no Instagram. O responsável pelo grupo amou e logo identificou a mulher como a Dona Branca, sua filha Cláudia no colo. Não têm ainda certeza quanto ao menino do cavalo. Mandei-as também para Inácio, o taxista, que também adorou. E eu, um tímido sem-vergonha, como o Drummond, já combinando com ele de voltar à aldeia em novembro, mode tomar banho na Encantada e me encharcar de mocororó




No comments: