Saturday, March 23, 2019

Join Together : THE WHO


Lançada como single em 1972 e depois incluída em algumas antologias, "Join Together" é provavelmente a pior música do The Who. Um Slade piorado, com refrão chiclete de resto agravado pela redundância gramatical ("Join together with the band").

Há um vídeo de uma apresentação em playback que nos remete à segunda fase dos programas do Chacrinha na Globo, quando ele conseguiu ser pior do que fora até então.

Salva a música a jew's harp, mas que muitos podem achar tão irritante quanto o kazoo de "Corporal Clegg" do Pink Floyd (a respeito do qual escrevi aqui).

Foi com esta música tola e detestável que Alan Veste encerrou a apresentação de Tommy ontem no Rio. Explico: depois do Tommy completo (versão filme do Ken Russel e não a do disco original de 69), a banda toca "Won't Get Fooled Again", "Baba O'Riley" "Behind Blues Eyes", "Who are You" e, cereja do bolo, "Join Together" (sem jew's harp).

Cantei a plenos pulmões. Depois de Tommy e dos clássicos, caiu bem demais.

Ontem gravei um trecho, que hoje pela manhã mostrei à Camila. Ela disse: "Ficou bom, mas tem um pessoal aí que desafina, hein?". "Sou eu", respondi e rimos a bandeiras despregadas, como então se dizia.

Nunca amei tanto "Join Together".





2 comments:

Luiz Marcelo said...

É isso mesmo Evandro, concordo com você. Musiquinha pra cantar junto. Pra quem é antigo, Join together me lembra a propaganda de "duchas Corona" onde a juventude aparecia cantando um refrão na cachoeira. Mas isso foi uma critica dura de alguem que procura defeitos onde é dificil encontrar. É crítica de quem vê defeitos na Gisele Bündchen ou em uma pintura renascentista. A apresentação foi bacana e digna de um espetáculo que inaugura a imortalidade da obra, pois como dizia Ferreira Gullar, os artistas vao, os criticos também se vão e quem carrega a obra é o povo. Nas próximas décadas a obra será interpretada por pessoas que talvez nem tenham ainda nascido. A obra se desvincula do autor. Como as gravações de Bach que se encontram na Voyager.

Evandro said...

A Gisele é magra demais, rabo de bacalhau de porta de venda.

Já "Join Together" foi, no show, meaty, beaty,big and bouncy