Monday, October 23, 2017

Azulejaria Popular em Salvador :: Max Urban

Farol da Barra


Bem pouco se sabe acerca de Max Urban, autor de diversos painéis azulejares em Salvador. Parece que antes de se instalar na capital baiana, trabalhou em São Paulo, não sendo impossível que tenha tido algum contato com o Ateliê Moral, conforme já conjecturei nesta postagem aqui de quase três anos.

Tomava eu a cerveja artesanal baiana Amada, ainda me refazendo do susto que é o pôr do sol no Farol da Barra, o mais bonito do Brasil junto com o de Pirenópolis (aqui), quando bato os olhos no grande painel do outro lado da rua. Sorte imensa. E então começo a juntar os pauzinhos: está lá a 'assinatura' Azulejos Artísticos Urban, que é como Max se identificava. É dele também o painel do Edifício Alaska, bem como um outro na Ladeira da Barra e ainda um outro no Edifício Rio Alva que eu também registrara por acaso em 2014.

E é dele também o grande painel no exterior do Elevador Lacerda, o que prova o prestígio de que gozou nos anos 60.

Há outros painéis seus na Av. Sete de Setembro e na Rua Presidente Kennedy.

Algo como o trabalho dos Irmãos Igrejas no Rio. Só não sei se ele fazia também santinhos... Bem que ele podia ter povoado as platibandas soteropolitanas de orixás....

Como todas essas obras ficam em edifícios, ainda que pequenos, a chance de serem postas abaixo é menor. De qualquer modo, com a sanha de Geddel (e suas malas) e das empreiteiras em levantar espigões, cumpria tombar os painéis incontinenti.




Alaska





Ladeira da Barra



Lacerda

Rio Alva



No comments: