Sunday, October 29, 2017

As Canções do Greg



O que "Lucky Man", "From the Beginning" e "Still you turn me on" do ELP têm em comum? Fácil: são baladas, comparadas ao típico ELP, canções do Greg Lake.

Mas o que chama a atenção é que nas três não temos apenas o Greg solo, pelo contrário, nas três temos a (oni)presença da tecladeira do Keith.

Será fácil enxergar aqui um Keith chatão, bossy à la Paul, que não deixaria de dar os seus pitacos numa música, ainda que não fosse composição sua.

Embora me pareça correta, essa interpretação pede também uma outra, mais positiva. Ao contrário dos Beatles, já que citei o Paul, que chegaram  a um ponto, a partir do Álbum Branco, em que todo o sentido de união de grupo se pulverizara e que cada um tinha a sua música (o próprio George falou a um reticente Eric Clapton: Claro que você pode tocar, it's my song!), acho muito interessante que se preserve aqui um sentido de grupo e que mesmo numa canção (palavra aqui mais apropriada que música), o tecladista desse a sua participação. A sua grande participação, basta lembrar que "Lucky Man" tem o primeiro solo de moog de todos os tempos (aqui).

Não, não é pouco.






No comments: