Monday, May 29, 2017

A Cigana do Oceano




Tenho amiga que gosta de me ouvir as histórias das minhas platônicas paixões adolescentes: pergunta, ri, me interrompe, mesmo gargalha. Acha o apelido "Ocean Gypsy", que inventei para a K., piegas, mas perdoa.

Adorou saber que, dois anos depois da Ocean Gypsy existiu a Estrela da Manhã. A Estrela da Manhã foi foda. Digo, não foi bem assim, quem me dera. Mas por ela fui ladrão, pulha e falsário, assassino e suicida. Por aquela girafa de duas cabeças comi terra.

Entre uma e outra, a Cândida Pérola, nome roubado a um poema do Fagundes Varela.

Estrela da Manhã, claro veio do poema do Bandeira e durou todo o ano de 85. Foi só no ano seguinte, com a chegada, respectivamente, de Ouro Preto, UERJ e, por fim, Chicago, que ela seria devidamente enterrada, em algum lugar tão ermo que não seria possível qualquer exumação.


Já o nome Ocean Gypsy veio da música homônima do Renaissance, que finalmente ouvi ao vivo na voz própria da Annie Haslam, onde nascem estrelas.

No comments: