Thursday, June 09, 2016

Vai uma Macadâmia aí?

Bar do Peixe


Mas Piraí não é só torresmo (aqui), tem também a macadâmia. Muitos dirão que não é apenas macadâmia, tem o torresmo. Não importa. Mesmo porque, num almoço completo, este pode preceder àquela, se elazinha vem como molho dos peixes. (Claro, porque se ela vem pura, ela será tão aperitivo quanto a pele do porquinho.)

Piraí é o único lugar do Rio que produz essa noz de origem australiana. Apenas 2% ficam entre nós, então é correr para aproveitá-la assada e salgada. O sabor, claro, lembra o amendoim e a castanha-de-caju, ao mesmo tempo que tem características muito deliciosamente suas.

No Bar do Peixe, ele é servida com os peixes de água doce. No Manequinho ela reina com a tilápia. A batida de macadâmia é também deliciosa. Se tomar mais de duas, capaz de você sair relinchando.

Seu nome, todos o sabemos, homenageia o naturalista australiano de origem escocesa John MacAdam, com o gaélico mac significando 'filho de'. O mesmo que o O' irlandês, o van holandês, o von alemão (olha nós aí). De modo que, pensei, após a segunda batida, o Bar do Adão aqui do Grajaú seria, em tradução livre para o gaélico: Bar MacAdam. Rarrarrá.

Manequinho

Pra fazer em casa

No comments: