Sunday, February 07, 2016

Azulejos de António Igrejas em Paquetá



Agnosticismos à parte, como gosto de visitar igrejas, aproveito sempre a oportunidade para fazer, digamos, uma e outra mentalização. Ao visitar a Igreja de São Roque (santo que, por motivos eufônicos, sempre foi dos meus diletos) em Paquetá, pedi fervorosamente que eu não deixasse a ilha sem ter encontrado algum painel dos Igrejas.

Batata.

Depois de conhecer o pequeno "Park Güell" nos fundos da Casa de Cultura, farejei coisa boa numa pousada de esquina. Resultado: três paineis do António Félix Igrejas de 1988: um pequeno em ótimo estado de conservação retratando a Ilha de Boa Viagem, um outro maior de canto de parede e, last but not least, um monumental de 416 peças, retratando o Rio Antigo e praticamente todo tapado por latas de cerveja e refrigerante. O dono da pousada ainda assegurou-me que a barra da piscina também é obra dele.

Seguem fotos. Para poder registrar o enorme painel sem as malditas latas, pretendo me hospedar nem que seja por uma noite no local.

Saí de lá dando urras a São Roque.

O de canto de parede




O grande painel de 416 peças


Linda assinatura





5 comments:

Ivo Korytowski said...

Paquetá é uma maravilha! Faz tempo não vou lá.

Unknown said...

Encontrei um painel deste artista na casa de amigos na Ilha do Governador e fiquei apaixonada! Obrigada por informar o nome dele aqui. Assim, fica mais fácil saber mais sobre ele e sua obra.

Evandro said...

Olá, Desconhecida aí de cima! Poderia dizer onde fica a casa? Eu adoraria registrar... E, ah, o Igrejas, pelo menos um deles, morava na Ilha do Governador.

Anonymous said...

Olá, moro em Nova Iguaçu, na mesma casa há 50 anos. Quando viemos pra cá, existiam 2 obras primas de Antônio Igrejas, o painel maior foi se quebrando aos poucos, pois a minha casa fica bem perto de 3 pedreiras. O painel que temos em bom estado é de 1962.

Evandro said...

Olá, Anônimo de Nova Iguaçu. Eu gostaria muito de poder ver esses painéis e registrar. É possível? Obrigado