Wednesday, January 06, 2016

Crónicas Chilenas IV ::: República Independiente del Pisco



O pau come libérrimo entre peruanos e chilenos quando o assunto é o local de nascimento do pisco. Um pouco como escoceses e irlandeses brigando pela criação do whisky ou moradores do Grajaú e de Honório Gurgel discutindo em qual bairro nasceu o jogo do taco.

Eu, que em 2015 briguei mais do que gostaria, fico com o Vargas Llosa achando isso tudo uma bobagem. Mesmo porque o marco zero não é o mais importante, senão o local onde hoje ele, seja o pisco, o whisky ou o taco, (re)nasce, reinventa-se.

Mais ou menos nesta postura reconciliadora o maravilhoso bar Chpe Libre, aka República Independiente del Pisco, em Lastarria. Chpe, isto é, parte do Chile e parte do Peru, um inimaginável e improvável país imaginário onde se pode degustar (a palavra é esta!) pisco todos os dias e comer leite de tigre a se fartar. O cardápio é dos mais espirituosos que já vi. O piso é de azulejo hidráulico, se alguém beber até cair ao menos fica bonito na foto.

Mas impossível beber até cair quando se tem uma degustação com quatro leites de tigres daqueles..... ¡Dios! Agora já sei o que pedir antes de ser fuzilado.

O pisco já merecera um post neste blog aqui.

PS: No Chile comemos mais comida peruana que chilena. Sem remorsos. E em restaurante peruano ou não, pedia sempre meu pisco sour peruano. Mas sem brigar.






No comments: