Sunday, May 10, 2015

As Pedras Portuguesas do Antigo Zoológico

17


Aqui no Antigo Zoológico nasceu o jogo do bicho, loteria tipicamente brasileira e ainda hoje relativamente fora do controle do Estado. Visando a aumentar os ganhos do seu parque, do qual era fundador e proprietário, o Barão de Drummond criou o jogo em 1892. Em sua chegada, o visitante escolhia um dentre 25 bichos, que eram então sorteados. Desconheço qual era o prêmio.

Salvo jogadores contumazes, ninguém sabe qual o número da borboleta, do porco ou do touro ou, inversamente, a qual bicho corresponde o número 6. Mas ninguém minimamente versado em linguagem popular desconhecerá que o veado é o número 24. 

Aliás, os bichos são listados numa ordem alfabética frouxa, em que o avestruz vem antes da águia, o burro precede a borboleta, e o veado, a vaca. 

A expressão "fazer uma vaquinha" também vem do jogo do bicho e está intimamente ligada ao C.R. Vasco da Gama, mas isso já é outra história.

O Antigo Zoológico está melhor do que já foi, mas continua merecendo maiores cuidados. O gradil da entrada pertencia ao campo de Santana que o perdeu por ocasião da abertura da Presidente Vargas. A reparar também nos belos paineis de pedras portuguesas na sua calçada. Isso é patrimônio.

s/n

16

12

No comments: