Tuesday, October 28, 2014

Risotto ao Shimeji com Pimentão Vermelho e Hidromel



Por que lua-de-mel, por que honeymoon, hein? Ora, muito fácil :: porque aos recém-casados era oferecido hidromel (pelo pai da noiva), a ser consumido nos trinta dias que se seguiam às bodas. Como na época usava-se o calendário lunar, esse período de doce confraternização e risonhas brincadeiras entre os pombinhos passou a chamar-se "lua-de-mel". Isso na Babilônia, coisa de dois mil anos antes que o filho do carpinteiro e da virgem grávida nascesse em Belém.

O hidromel, espécie de "vinho de mel", isto é, uma bebida alcoolica fermentada de mel, foi largamente consumuido por celtas, saxões e vikings.

Sempre tive curiosidade em prová-lo e quando o fiz pela vez primeira, em fevereiro do ano passado, fiquei bastante surpreso, pois esperava algo mais forte. Esperei errado, pois aos 14,5% de alcool, ele é o que é, hoje me lembrando muito um vinho de sobremesa, fortificado, como os Tokay húngaros.

Faltava cozinhar com ele. Ora, como quase sempre uso vinho branco no primeiro cozimento do arroz arboreo, não foi nada difícil enfiá-lo em um risotto, onde entraram ainda cogumelos frescos (shimeji) e lascas de pimentão vermelho.

Evoé, Odin.



No comments: