Monday, March 10, 2014

Bar do Souto, Quintino ::: O Mosteiro Rila dos Botequins Cariocas


Há alguns atrás, meu amigo e pesquisador de botequins Rixa Xavier conduziu-me por tesouros que havia colecionado em Copacabana (!). Rixa conheceu-me através do blog e vivemos em constante competição amigável em nossas pesquisas. Como no frescobol, sem vencedores ou vencidos ou somos ambos os vencedores.

A chave de ouro era o botequim Maringá na Siqueira Campos (!!!) que ele alcunhara "A Capela Sistina dos botequins cariocas". E era. Chapei, tive ali felicidades múltiplas.

Pois eis que no começo deste 2014, retomando a pesquisa pelos subúrbios, conheço o Bar do Souto, em Quintino (o post dos botecos está aqui). Impressionante, impecável, primus inter pares que nem o Leonardo poderia sonhar. Até onde apurei, o pintor, (cujo nome aprendi e esqueci) é vivo, de modo que o Souto insiste para que ele venha fazer restauração, mas o sujeito, descrito como boêmio incorrigível, protela. Note-se a inequívoca influência de Nilton Bravo, no tratamento das paisagens nacionalistas, idílicas, escapistas e mesmo nos ipês.

Aqui distinção sensível: o atual dono do Maringá não parece prezar muito o patrimônio que tem: voltar ali pode ser decepção grande. Este de Quintino quer o restauro, incluindo o neon que em priscas eras brilhou por lá.

Não chamarei o Bar do Souto Capela Sistina, que este fica sendo o do Rixa. Fica sendo este de Quintino meu Mosteiro de Rila, patrimônio da humanidade nas montanhas búlgaras que visitei há não muito. By the way, como falta ainda post sobre ele, posto ao menos uma foto.

Bar Maringá :: Copacabana















Mosteiro de Rila :: Bulgária


3 comments:

Manoela Cesar said...
This comment has been removed by the author.
Blog RJ450 said...

É incrível esse bar! Parabéns pelos textos, leves e informativos. Só faltou o endereço deste tesouro?

Ivo Korytowski said...

O Maringá fica na Rua Siqueira Campos, pertinho do Hortifruti. É o típico "pé-sujo", profundo, sombrio, balcão comprido, bêbados solitários. Sequer tem letreiro com o nome do bar, mas no Google Maps consta. Quem assina os painéis é uma tal de PINTURAS RIO GRANDE.